DELEGAÕES DO INSTITUTO TÉCNICO LUGENDA DE CIÊNCIAS DE SAÚDE

O ITL iniciou as suas actividades em 2013 com abertura da Escola Técnica de Saúde da Beira, cujo ano lectivo teve início no dia 02 de Setembro de 2013. Em Abril de 2014 foi aberta a Escola Técnica de Saúde de Quelimane, na província da Zambézia. No dia 02 de Fevereiro de 2015 entrou em funcionamento a Escola Técnica de Saúde de Nampula. E por fim, em Fevereiro do ano 2016 entrou em funcionamento a Escola Técnica de Saúde da Matola. Face a Lei 6/2016 de 16 de Junho, Lei de Educação Profissional, como forma de se conformar, dentre várias acções, a Sociedade muda de nome de Sociedade Instituto Técnico Lugenda, Lda, para Sociedade Lugenda de Educação e Desenvolvimento, Lda, na sequência, a sua instituição passa a se denominar Instituto Técnico Lugenda de Ciências de Saúde (ITL) alterando a denominação de Escolas para Delegações. De Fevereiro de 2019 até então, estão a frequentar no ITL – Sede e nas 03 Delegações do ITL de 3371 alunos, sendo 2715 do sexo feminino e 656 do sexo masculino distribuídos em 93 turmas. Acrescidos de 1037 graduado do I ao III Trimestre.

Divisão De Docência, Investigação E Extenção

A Escola Técnica de Saúde da Beira, que funciona desde Setembro de 2013, iniciou as suas actividades com cerca de 280 alunos distribuídos em 08 turmas, actualmente tem 25 turmas nas especialidades de Enfermagem Geral, Enfermagem de Saúde Materno Infantil, Técnicos de Farmácia, Técnicos de Medicina Preventiva e Técnicos de Medicina Geral, com universo de 840 alunos dos quais 719 são do sexo feminino e 119 do sexo masculino.

Instituto Técnico Lugenda De Ciências De Saúde Delegação De Quelimane

O ITL – Delegação de Quelimane abriu no ano 2014 com seis turmas, correspondentes a 210 alunos, actualmente conta com 25 turmas nas especialidades de Enfermagem Geral, Enfermagem de Saúde Materno Infantil, Técnicos de Farmácia, Técnicos de Medicina Geral e Técnicos de Nutrição, tendo um universo de 981 alunos dos quais 735 são do sexo feminino e 246 do sexo masculino. Do I ao III Trimestre a Delegação de Quelimane lançou 409 novos profissionais de saúde no mercado de trabalho.

Instituto Técnico Lugenda De Ciências De Saúde Delegação De Nampula

O ITL – Delegação de Nampula abriu as portas em Fevereiro de 2015, com 350 alunos distribuídos em 10 turmas, conta com 20 turmas nas especialidades de Enfermagem Geral, Enfermagem de Saúde Materno Infantil, Técnicos de Farmácia e Técnicos de Medicina Geral, tendo um universo de 717 alunos dos quais 514 são do sexo feminino e 203 do sexo masculino. Do I ao III Trimestre a Delegação de Nampula lançou 324 novos profissionais de saúde no mercado de trabalho.



Instituto Técnico Lugenda De Ciências De Saúde Delegação Da Matola

O ITL – Delegação de Matola abriu as portas em Fevereiro de 2017 com 328 alunos distribuídos em 9 turmas, actualmente conta com 18 turmas nas especialidades de Enfermagem Geral, Enfermagem de Saúde Materno Infantil, Técnicos de Medicina Geral, Técnicos de Medicina Preventiva, Técnicos de Laboratório e Técnicos de Psiquiatria, tendo um universo de 727 alunos dos quais 660 são do sexo feminino e 67 do sexo masculino. Do I ao III Trimestre a Delegação de Matola lançou 122 novos profissionais de saúde no mercado de trabalho.

Cursos

Os cursos ministrados pelo ITL – sede e suas Delegações são:

  • Enfermagem Geral;
  • Enfermagem de saúde materno infantil;
  • Técnico de Medicina Geral;
  • Técnico de Farmácia;
  • Técnico de Medicina Preventiva;
  • Técnico de Nutrição;
  • Técnico de Laboratório;
  • Técnico de Psiquiatria.
  • A Sociedade Lugenda, por meio de participações em outras Sociedades prevê abertura de instituições de formação especializadas para ministrar cursos das seguintes áreas:
  • Hotelaria e Turismo;
  • Construção Civil;
  • Mecânica e Electricidade;
  • Eletrotecnia e Informática;
  • Administração, Finanças e Gestão de Negócios.
  • E no Ensino geral, a abertura de:

  • Escolas Primárias;
  • Escolas Secundárias;
  • Duração dos cursos

    Curso Médio Regular

    Corresponde ao curso que recebe estudantes provenientes do ensino secundário ou equivalente. A duração destes cursos variam de (24) vinte e quatro a (30) trinta meses lectivos dependendo do curso.

    Curso Médio Acelerado ou Vocacional

    Corresponde ao curso cujos estudantes são técnicos de nível básico ou trabalhadores com experiência prática comprovada que pretendem elevar o nível técnico - profissional. Os cursos acelerados ou vocacionais, têm uma duração que varia de (12) doze e (18) dezoito meses lectivos dependendo do curso.

    Curso Médio Especializado

    Visa formar pessoal técnico do nível médio especializado que já vem trabalhando com formação média na respectiva área, capazes de realizar actividades complexas na respectiva especialidade. A duração do curso é de (18) dezoito meses lectivos. Os graduados deste nível correspondem a carreira de Técnico Especializado.